Início
Sobre Nós
O Que Fazemos
Onde Estamos
Como Participar
Contactos
acesso rápido a conteúdos

> Moçambique
> Guiné-Bissau
> Palestina

Onde Estamos

Djufunco
Passada a floresta, atravessado o deserto, avista-se, além do labirinto das barreiras das bolanhas, a tabanca de Djufunco, uma de 54 aldeias em que o VIDA trabalha no norte da Guiné-Bissau.

As casas de adobe agrupadas debaixo das enormes árvores desenham intricados caminhos onde secam redes de pesca, peles de antílopes e roupas rasgadas de criança.

No chão aqui e além vê-se dên-dên a secar e no ar ressoa o chiar da roldana do poço e o bater do pilão.

Djufunco aparece já referenciada nos primeiros relatos dos Franciscanos na Guiné sendo famosa pelo seu conhecimento de venenos.

No terreiro onde está o bombolon o povo construiu com o VIDA a sua Unidade de Saúde Comunitária: uma farmácia, uma sala de consulta e uma sala de parto.

A velha parteira tradicional veio buscar a sua mala para ir fazer um parto na “maternidade sagrada” da aldeia, lugar tabu para homens e sítio da glória de todas as mães da aldeia.

O grande curandeiro aceitou que os meninos já não tenham terra colocada no umbigo e que quem tem dores vá buscar “mezinho” à Unidade.

São tempos novos e os barcos já não têm de fazer mais uma viagem ao fim do dia para ir procurar pelo mar o Hospital do outro lado da fronteira, no Senegal, onde há guerrilha.

Em 2005 as 54 Unidades de Saúde Comunitária feitas pelo VIDA com outras tantas aldeias isoladas do norte da Guiné-Bissau, assistiram mais de 10.000 adultos e 11.866 crianças. Estes são tempos novos diz o régulo de Djufunco orgulhoso diante do seu “hospital”.

 

País
Guiné-Bissau
Capital
Bissau
Área
36,120 km2
População
1,416,027
Taxa de natalidade
37.65 nasc./1000 pop.
Taxa de mortalidade
16.53 mortes/1000 pop.
Taxa de mortalidade infantil
107.17 mortes/1000 nado-vivos
Esperança de vida
46 anos
Alfabetização
42.4%
Prevalência HIV/SIDA
10%
População a viver abaixo do limiar da pobreza
N/A

clique para voltar ao topo da página

> Moçambique »» conheça uma história
> Palestina »» conheça uma história